O Quilombo Urbano de São Benedito, na Praça 14 de Janeiro, realiza a 2ª Edição do Corredor Cultural com programação cultural gratuita aos sábados de abril a partir das 9h. A iniciativa envolve artistas, artesãos e agentes culturais e tem o objetivo de difundir os saberes, fazeres e práticas culturais quilombolas.
O evento é voltado para crianças, jovens, adultos e idosos do Quilombo de São Benedito e de suas proximidades, além de pessoas interessadas na história, memória e cultura negra. Assim, são oferecidas oficinas de percussão e harmonia de samba-raiz, acessibilidade cultural, contação de histórias quilombolas e gastronomia-afro brasileira.
Abril é o mês escolhido como alusão ao festejo de São Benedito na comunidade, que neste ano completa 135 anos de fé e devoção ao santo padroeiro. O projeto contemplado pelo Edital Macro 002/2024 do Conselho Municipal de Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc também tem como objetivo reafirmar e fomentar o protagonismo negro e quilombola na produção e formação cultural afro-brasileira nem Manaus.
Para encerrar a programação, apresentações culturais irão ocorrer dia 26/04, a partir das 16h com show do grupo “Do Quilombo se fez Samba Raiz”, e do Cocada Baré às 18h.
Toda a programação é gratuita e não necessita de inscrição prévia.
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 12 de abril
- 9h – Oficina de Bolo de Macaxeira com Kelly Fonseca
- 14h – Oficina “Só come quem pode” Com Janaína Souza
Sábado, 19 de abril
- 9h – Oficina Encruzilhada DEF: acessos e acessibilidades na cultura com Ananda Guimarães
- 14h – Oficina de Aluá com Keilah Fonseca
Sábado, 26 de abril
- 9h – Oficina de Feijoada com Jamily Silva
- 14h – Oficina de Percussão e Harmonia
- 16h – Apresentação ‘Do quilombo se fez samba raiz’ (samba)
- 18h – Apresentação Cocada Baré (coco de roda)
Serviço:
Evento: Corredor Cultural do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito.
Local: Avenida Japurá, Praça 14 de Janeiro, 1527.
Entrada: Gratuito.
Informações: @quilombourbano
*Com informações da assessoria