Sob o tema “O ensino de línguas nas práticas digitais: diálogos, possibilidades e desafios”, a 14ª Semana Acadêmica do curso de Letras – Língua Portuguesa (14ª Semlet) reunirá docentes e acadêmicos para discussões referentes à área. O evento será realizado no período de 28 a 30 de maio, das 14h às 22h, na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA).
Nesta edição, a 14ª Semlet tem o objetivo de promover reflexões e debates sobre o impacto das tecnologias digitais nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas. A programação contemplará palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos.
Assim, o público-alvo do evento são acadêmicos de cursos de Letras da UEA, de universidades públicas e privadas, professores e qualquer pessoa que se interesse pela temática. A programação encerra-se com uma feira de livros e artes no auditório da ENS/UEA. Para participar, as inscrições podem ser realizadas até o dia do início do evento no site.
Confira a programação completa:
- 28 de maio
- Palestra “Inteligência Artificial no contexto educacional: desafios e possibilidades para o ensino de língua portuguesa e literaturas”, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Otávio Rios;
- Minicursos “Linguística de Corpus: o uso do software Elan na análise e descrição de línguas”; “Literatura amazonense e cultura digital: um ato de resistência”; e “Práticas digitais para a produção de material didático”.
- 29 de maio
- Palestra “Variação, preconceito e intolerância linguística: do ambiente físico ao digital”, sob a responsabilidade da Prof.ª Dra. Silvana Martins;
- Mesa-redonda “Ensino Multimodal: como as tecnologias podem ampliar a aprendizagem”, com os professores Dr. Marcos Roberto (UEA), Dra. Neiva Soares (UEA), Dra. Patrícia Tuxi (UnB) e Dra. Viviane Heberle (UFSC).
- 30 de maio
- Minicursos: “A Literatura amazonense contemporânea: identidade e resistência nas produções literárias do século XXI”, “Audiodescrição: ouvindo o que pode ser visto”, “Letramento digital: recursos e ferramentas de automação digital para o fazer pedagógico” e “Orador ideal na concepção de Cícero”;
- Mesa-redonda “Perspectivas Decoloniais para o Ensino de Linguagens” com a participação do Prof. Dr. Daniel Atroch (UEA), Prof.ª Dra. Renata Rolon (UEA), Prof.ª Dra. Lorena Nobre (UEA) e Prof.ª Dra. Maristela Silva (UEA).
Para encerramento, haverá uma feira literária com apresentações artísticas, lançamentos e vendas de livros. Mais informações, no perfil da XIV Semlet: @semlet.uea.